quinta-feira, 9 de outubro de 2014

PENOA - Programa Novas Atividades de Aprendizagem


      Apesar de muito rápido, o 3° Bimestre nos permitiu realizar muitas atividades interessantes no Programa Novas Oportunidades de Aprendizagem – PENOA.
         Uma delas uniu as disciplinas de Matemática (Mat.) e Língua Portuguesa (LP), ministradas pelas professoras Ana Paula (Mat.), Ranúzy (Mat.) e Dulceia (LP), e culminou no preparo de um delicioso bolo de caneca de micro-ondas (veja as fotos a seguir).

            Iniciamos esta atividade fazendo uma recapitulação do Sistema de Medidas de Massa e Volume bem como suas conversões. 
               Em seguida, fomos ao Laboratório de Informática a fim de realizarmos uma pesquisa para a escolha da receita e sobre os valores dos produtos a serem utilizados. Com isso, os alunos fizeram os cálculos para saberem os valores proporcionais às quantidades usadas na receita e montaram uma tabela. Depois fomos até a cozinha da escola e cada aluno preparou o seu bolo com o auxílio das professoras. 
Foi uma tarde muito produtiva! 

Prof. Ranuzy e Dulceia com os alunos

Pesquisa no Lab. de Informática com a Prof. Ana Paula

Alunos fazendo os bolos 

Aluno Gabriel

Aluno Ronaldo 
Aluno Daniel 
Aluno Lucas Felipe

Aluno Rafael


Diretora Dóris e aluno Artur

              Nas aulas de Matemática, também realizamos algumas outras dinâmicas como jogos (veja fotos a seguir) e paródias cantadas com o violão, que contribuíram para a fixação dos conteúdos vistos em sala. 




                        Os números racionais também foram apresentados com uma aula de degustação de uma pizza (fotos abaixo). Em alguns momentos também foi construído material concreto para a utilização em conceitos fundamentais, como, por exemplo, o recorte de papéis.



                    Um fato muito legal foi que a última paródia composta pela professora Ranúzy recebeu uma versão em RAP, cantada pelos alunos Lucas e Ronaldo, que pode ser assistida no vídeo abaixo.


                         Na área da Língua Portuguesa foram realizadas diversas estratégias de ensino, com os mais variados gêneros, como, por exemplo, as crônicas. Estudamos a estrutura do gênero, lemos crônicas de Luis Fernando Veríssimo e fizemos produção textual em formato de história em quadrinhos. Também realizamos o estudo da linguagem verbal e não-verbal com vídeos do anima mundi em contraste com um texto de Lygia Fagundes Telles, com montagem de cartazes pelos alunos. Outra atividade foi uma produção textual e dramatização da continuidade do texto “Venha ver o pôr do sol”.

                Vimos, dessa forma, que tudo isso tem contribuído significativamente para um aprendizado inovador, pois é visível a evolução dos alunos diante de todas as dificuldades apresentadas no início do projeto.


Que venha o 4º Bimestre, então!!! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário