Histórico

HISTÓRICO DA ESCOLA

A cidade de Florianópolis possui vários distritos administrativos, que viveram de forma bastante isolada do restante da cidade até os anos 80 do século XX. Ir e voltar para o centro da cidade exigia horas a pé ou a cavalo. A luz elétrica, os telefones, a regularidade dos ônibus coletivos, o asfaltamento das vias públicas chegaram tardiamente às localidades mais isoladas e isto se refletiu nas possibilidades de estudos para a maioria da população das praias e bairros da Ilha de Santa Catarina.
O distrito de Canasvieiras não viveu uma história diferente dessa realidade. A educação formal demorou bastante para se expandir no bairro. No final do século XIX, as meninas não frequentavam a aula, neste período, ministradas em uma casa alugada pelo governo ou em num imóvel pertencente ao professor. Poucos sabiam ler e escrever, a maioria que estudava não chegava até a terceira ou quarta série do Ensino Fundamental.
Para continuar os estudos era necessário estudar no centro de Florianópolis, o que exigia morar numa pensão ou casa de parentes, pois seria praticamente impossível ir e voltar todos os dias. A maioria não prosseguiu os estudos. Era necessário ajudar nas lidas domésticas, na roça e na pesca.
A partir da criação da UFSC e da ELETROSUL, nos anos 60 do século XX, a cidade de Florianópolis passou a viver um intenso processo migratório. Em seguida descobriu-se o potencial turístico da Ilha de Santa Catarina e o processo migratório aumentou, transformando a cidade num cadinho de culturas, etnias e sotaques, exigindo dos governantes, ações de adequação a nova realidade, como exemplo a necessidade de ampliação da rede escolar.
Principalmente a partir das duas últimas décadas do século XX, Florianópolis cresceu ainda mais, cheia de problemas sociais e organizacionais e cada vez mais migrantes chegam. Eles vêm de países vizinhos ou longínquos, cidades próximas ou distantes, cada um buscando resolver sua situação de vida, melhorar sua condição econômica, buscando emprego, apoio familiar, saúde, educação, contato com a natureza, tranqüilidade e segurança.
Apenas em 06/10/1987, o bairro passou a ter Ensino Fundamental de 5ª a 8ª série e o Ensino de Segundo Grau funcionando no mesmo prédio da Escola Municipal Osmar Cunha, num convênio entre Governo do estado e Prefeitura Municipal.
A Escola de Ensino Médio, instalada no prédio da Escola Municipal Osmar Cunha foi transferida no início de 2005 para suas novas instalações, de forma definitiva. Esta Unidade Escolar foi oficialmente inaugurada em 22 de março de 2005, pelo Exmo. Governador do estado de Santa Catarina, Sr. Luís Henrique da Silveira, com a presença dos alunos, professores, funcionários, direção, pais, representantes da GEREI e demais autoridades. Vindo concretizar os anseios de longa data de todas as comunidades do Norte da Ilha, esta Instituição de Ensino Público tão necessária para atender os estudantes do Ensino Médio, que até então se deslocavam para o centro da cidade, começa a funcionar também com Ensino Médio diurno.
A Escola que tem nome provisório de Escola de Educação Básica Osmar Cunha recebe diariamente cerca de mil e setecentos alunos oriundos de vários bairros do Norte da Ilha de Santa Catarina, oferecendo o Ensino Médio no período diurno e noturno e buscando qualidade na educação, apesar das dificuldades da educação pública no Brasil nos dias atuais.
A E.E.B. Osmar Cunha possui Autorização de Funcionamento através do Parecer nº234/87/SED e Portaria nº. 274/87-CEE/SC.
Através da Lei-014783, em 14/07/2009,  o Governador do Estado de Santa Catarina, Luiz Henrique da Silveira, denomina Escola de Ensino Médio Jacó Anderle, a Instituição de Ensino da Rede Pública Estadual no bairro Vargem Grande, no município de Florianópolis.

Nenhum comentário:

Postar um comentário