Apesar de muito
rápido, o 3° Bimestre nos permitiu realizar muitas atividades interessantes no
Programa Novas Oportunidades de Aprendizagem – PENOA.
Uma delas uniu
as disciplinas de Matemática (Mat.) e Língua Portuguesa (LP), ministradas pelas
professoras Ana Paula (Mat.), Ranúzy (Mat.) e Dulceia (LP), e culminou no
preparo de um delicioso bolo de caneca de micro-ondas (veja as fotos a seguir).
Iniciamos esta
atividade fazendo uma recapitulação do Sistema de Medidas de Massa e Volume bem
como suas conversões.
Em seguida, fomos ao Laboratório de Informática a fim de
realizarmos uma pesquisa para a escolha da receita e sobre os valores dos
produtos a serem utilizados. Com isso, os alunos fizeram os cálculos para
saberem os valores proporcionais às quantidades usadas na receita e montaram
uma tabela. Depois fomos até a cozinha da escola e cada aluno preparou o seu
bolo com o auxílio das professoras.
Pesquisa no Lab. de Informática com a Prof. Ana Paula |
Alunos fazendo os bolos |
Aluno Gabriel |
Aluno Ronaldo |
Aluno Daniel |
Aluno Lucas Felipe |
Aluno Rafael |
Diretora Dóris e aluno Artur |
Nas aulas de
Matemática, também realizamos algumas outras dinâmicas como jogos (veja fotos a
seguir) e paródias cantadas com o violão, que contribuíram para a fixação dos
conteúdos vistos em sala.
Os números racionais também foram apresentados com uma aula de degustação de uma pizza (fotos abaixo). Em alguns momentos também foi construído material concreto para a utilização em conceitos fundamentais, como, por exemplo, o recorte de papéis.
Um fato muito legal foi que a última paródia composta pela professora Ranúzy recebeu uma versão em RAP, cantada pelos alunos Lucas e Ronaldo, que pode ser assistida no vídeo abaixo.
Na área da
Língua Portuguesa foram realizadas diversas estratégias de ensino, com os mais
variados gêneros, como, por exemplo, as crônicas. Estudamos a estrutura do
gênero, lemos crônicas de Luis Fernando Veríssimo e fizemos produção textual em
formato de história em quadrinhos. Também realizamos o estudo da linguagem
verbal e não-verbal com vídeos do anima mundi em contraste com um texto de
Lygia Fagundes Telles, com montagem de cartazes pelos alunos. Outra atividade
foi uma produção textual e dramatização da continuidade do texto “Venha ver o
pôr do sol”.
Vimos, dessa
forma, que tudo isso tem contribuído significativamente para um aprendizado
inovador, pois é visível a evolução dos alunos diante de todas as dificuldades
apresentadas no início do projeto.
Que venha o 4º
Bimestre, então!!!
Nenhum comentário:
Postar um comentário